Início > Artigos > De Uma Explosão Estelar ao Nosso Planeta: A Incrível História da Terra

De Uma Explosão Estelar ao Nosso Planeta: A Incrível História da Terra

Picture of Desbravando Universo
Desbravando Universo
surgimento da terra

O Caos Inicial: A Formação da Terra no Éon Hadeano

Você conhece a história do surgimento da Terra? A fase inicial de sua formação, começou há cerca de 4,6 bilhões de anos. Durante o Hadeano, a Terra ainda era muito instável, com uma superfície composta principalmente por rocha derretida e muita atividade vulcânica.

O éon recebe o nome “Hadeano” em referência ao deus grego Hades, pois a Terra nessa época era um ambiente extremamente quente e caótico, parecido com um “inferno”. Foi somente ao final do Hadeano que as condições começaram a se estabilizar, permitindo o surgimento das primeiras formas de vida.

A jornada começa em uma supernova, que é a morte de estrelas com grandes massas. Essas estrelas massivas, por meio de fusão nuclear, transformam elementos mais leves em elementos mais pesados, criando, assim, a maioria dos elementos da tabela periódica. Como resultado, a Terra foi formada, em grande parte, por elementos pesados gerados por essas supernovas.

supernova
Yandex Images – Supernova

Do Fim das Estrelas ao Nascimento do Sistema Solar

Essa explosão espalhou pedaços de matéria no espaço, criando uma onda que empurrou uma nuvem gigante de gás e poeira chamada nebulosa planetária. Essa nuvem, que antes estava “parada”, começou a se mexer e se juntar, formando uma massa maior no centro, que se tornaria o Sol.

Em volta desse Sol recém-formado, sobrou um monte de gás e poeira, girando ao redor dele como um disco. As partículas deste disco adquiriram momento angular suficiente, quer dizer que começaram a se mover rapidamente o suficiente para que, em vez de caírem no Sol, elas continuassem girando ao seu redor.

Esse movimento de rotação ajudou esses pequenos pedaços desse material a se unirem, formando blocos maiores chamados planetesimais. Esses blocos se chocavam uns contra os outros, formando os primeiros protoplanetas (“protótipos” de planetas), inclusive da Terra.

Essa imagem apresenta uma nebulosa planetária ao redor da estrela HL Tauri, capturada no deserto do Atacama, ilustra visualmente essa fase turbulenta da formação dos planetas.

estrela HL Tauri
Yandex Images – A imagem mostra os discos que seriam os corpos planetários em formação.

A Terra, nessa época, ainda era uma grande bola de rocha derretida e quente. Ela passou por um evento importante chamado Grande Impacto, a qual a Lua teria se formado a partir da colisão da Terra com um corpo celeste do tamanho de Marte, conhecido como Theia. Esse impacto teria liberado imensas quantidades de energia, derretendo parte da Terra e ejetando material que ficou em órbita e, eventualmente, formou a Lua.

Durante milhões de anos, a Terra continuou sendo atingida por fragmentos de planetesimais, que são conhecidos popularmente como asteroides, em um período chamado de Grande Bombardeamento. Esse período era tão caótico que a superfície da Terra estava em constante estado de vulcões e magma. Esse foi o início da Terra, um planeta quente e inóspito.

Da Superfície Vulcânica ao Surgimento da Vida na Terra

Com o tempo, porém, as condições foram mudando, e as primeiras formas de vida muito simples, chamadas arqueobactérias, apareceram. Elas começaram a fazer fotossíntese e, aos poucos, produziram oxigênio, mudando a atmosfera. Foi assim que a Terra começou a se transformar no planeta que conhecemos, se tornando, com o tempo, capaz de sustentar a vida.

Compartilhe

Picture of Desbravando Universo
Desbravando Universo
Redator Oficial do blog Desbravando Universo!